quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Michael Jackson X Paul McCartney - A VERDADE


Como se sabe, em 1984, Michael Jackson comprou os direitos autorais das músicas dos Beatles, ou melhor, de grande parte delas. Isso porque ele comprou a ATV Music Publishing Company da qual fazia parte a Northen Songs, detentora desses direitos.
O Michael muitas vezes foi tido como o vilão dessa história, como se tivesse apunhalado Paul, que era seu amigo, pelas costas. Mas tem alguns detalhes importantíssimos e reveladores a repeito desse episódio que muitas pessoas desconhecem:
1 - Paul McCartney tinha comprado os direitos autorais de vários artistas e ganhava muito dinheiro com isso. Ele detinha, entre outros, os direitos da maioria das músicas de Buddy Holly e um dia mostrou seu grosso catálogo a Michael, dizendo a ele que isso era um negócio muito lucrativo. Paul não via nada de errado em ganhar dinheiro com direitos autorais de outros artistas e foi ele mesmo quem ensinou isso a Michael.

2 - Quando a ATV foi posta à venda, John Branca, advogado de Michael se interessou e avisou a ele, dizendo que entre outras pérolas, havia lá a Northen Songs com uma grande parte do catálogo dos Beatles compostas pela dupla Lennon&McCartney. Michael se empolgou com a idéia.

3 - Paul, que sempre dava conselhos a Michael disse que ele deveria comprar livros antigos, e etc... Michael queria investir seu dinheiro e resolveu seguir o exemplo de Paul comprando direitos autorais de músicas. Ele disse ao Paul que ainda iria comprar suas músicas (dos Beatles, na verdade) e Paul achou que ele estivesse brincando. Problema dele se não levou Michael a sério!

4 - Paul não se interessou em comprar o catálogo por pura pão-durice. Queria que Yoko dividisse com ele, mas ela não quis porque eles poderiam se desentender como já acontecera no passado. Imaginem Paul McCartney sócio de Yoko Ono!!! Não daria certo. Paul não achou que suas músicas valessem os 47,5 milhões de dólares gastos por Michael e nem ao mesmo fez uma oferta!

4 - Ao comprar a ATV, Michael ligou pra Paul, pra entrar em acordo. Mas Paul desligou o telefone na cara dele. Michael ficou chateado, porque Paul nem ao mesmo quis ouvir o que ele tinha a dizer. Michael estava querendo ser legal com seu amigo mas Paul não quis conversa.

5 - Paul andou dando declarações sobre a maneira como Michael estava licenciando as músicas dos Beatles pra comerciais. Em 1990 ele resolveu telefonar pra Michael, que por sua vez, educadamente o ouviu sem desligar o telefone na sua cara. Michael explicou que achava importante as músicas dos Beatles em comerciais de bons produtos porque assim os jovens poderiam conhecer melhor a obra deles e se interessar mais, comprando seus discos.

6 - Yoko Ono deu uma declaração dizendo que estava feliz porque as músicas de seu falecido marido John Lennon estavam em boas mãos. Ela disse que Michael era muito criterioso e sabia valorizar a obra dos Beatles. Ela achava que assim estava melhor porque evitava desentendimentos entre ela e Paul McCartney. Ela sempre deu sua aprovação quando Michael licenciava alguma música pra comerciais, ao contrário de Paul.

7 - Em 1990 Paul se encontrou com Michael e eles conversaram cordialmente. Michael disse que nunca quis magoar ninguém e que iria pensar numa maneira de resolver a questão pra que tudo ficasse bem pra todos. Mas Paul foi pra emprensa dizer que Michael iria fazer o que ele queria. Ao ler a notícia Michael ficou furioso e disse que faria sim, o que Paul quisesse se ele também lhe desse algo em troca. Foi o que bastou pra que eles se desentendessem novamente.

8 - Michael foi legal com Paul várias vezes. Pode ter sido frio ao fechar o negócio. Mas foi o próprio Paul que o ensinou a ver esse tipo de transação apenas como um negócio lucrativo, já que Paul também licenciava músicas de outros artistas pra comerciais. Eu não sabia desses detalhes e cheguei a julgar mal o Michael. Hoje consigo ver o lado dele melhor, graças a essas informações que obtive na biografia de Randy Taraborrelli somadas às minhas lembranças de uma entrevista do Paul ao Fantástico na ocasião de sua primeira vinda ao Brasil em 1990 (quando ele disse que Michael lhe avisaram que compraria suas músicas).

Portanto... se Michael não era santo, Paul McCartney muito menos!

4 comentários:

  1. é mas não é só isso não :/ o Paul quis dividir com a Yoko porque ele não achava certo ele ficar com todas as músicas Lennon/Mccartney e, sendo ele a viúva do Lennon, o melhor seria ela gerenciá-las justamente para não haver confusão. Se ele achou o preço caro? sim. Mas isso não é o ponto principal. Quando o Paul descrobriu que o MJ ia levar as músicas, ele deu um lance maior, mas o Michael deu um maior ainda e levou. O que ofendeu o Paul é que ele já havia dito para o Michael que ele queria recuperar as músicas dos beatles e só estava esperando que entrassem em leilão.
    A Yoko aprovou o uso porque queria ver seu marido promovido, mas creio que o próprio Lennon (como paul) não iria gostar de ver suas obras de arte em comerciais, isso, na verdade, desvaloriza a música, de acordo com certos compositores, e Paul realmente nunca licenciou esse tipo de uso para músicas consideradas "clássicos".

    Não lembro de Paul ter dito nada disso para a imprensa, o que ele disse, foi que ele e Michael estavam se entendendo.

    Bom, por isso tudo dá para ver que não tem vilão ou mocinho aqui, os dois tinham suas razões e isso não faz de ninguém o bom ou o mal da estória.

    ResponderExcluir
  2. o michael é um anjo digam o que digam ele era o máximo.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena porque os dois fizeram músicas lindas,mais o meu amor maior é o michael jackson ainda choro quado vejo ele e sei que ele se foi tenho vontade de olhar a foto dele o tempo todo não sei esplicar mas é um amor imenso.

    ResponderExcluir
  4. O Paul comprava músicas de outros artistas, ok. Citaram aí até o Buddy Holly: mas esse artista já morreu!
    Não dá pra comparar comprar direitos autorais de outros artistas de um outro que você considera como amigo. É bem diferente.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou feitos em tom de deboche desrespeitando Michael Jackson, seus familiares, seus fãs e leitores deste blog em geral, SERÃO APAGADOS. Comentários anônimos só serão aceitos se forem respeitosos e relevantes. Obrigada!